Dieta saudável para adultos

Comer bem e beber de forma sensata são bons investimentos para a sua saúde imediata.

Por questões de boa nutrição

Ao comer uma dieta nutritiva e ser fisicamente ativo, você pode manter um peso saudável e reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas à sua dieta, tais como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Alguns dos principais fatores de risco de morte prematura em adultos são:

  • Fumar
  • A obesidade
  • A inatividade física
  • O alto nível de colesterol no sangue
  • O aumento da pressão arterial
  • O consumo excessivo de álcool

Com exceção do tabagismo, aplicando os princípios da alimentação saudável e sendo mais ativo fisicamente, estes podem ter um impacto significativo em todos estes fatores de risco.

O que é uma dieta saudável?

Para entender como você pode comer de forma saudável, é importante saber que tipo de comida deve consumir e porquê. Seu corpo necessita de uma dieta bem equilibrada, com uma boa fonte de carboidratos, alimentos ricos em fibra especial, a abundância de frutas e legumes, um pouco de proteína, produtos lácteos com pouca gordura e abundância de líquidos.

Por que não comemos de forma saudável?

Um inquérito aos consumidores realizado pela Food Standards Agency revelou que o conhecimento do que constitui uma dieta saudável é realmente muito alto. A maioria dos adultos pesquisados ​​sabiam que tipo de comida se deve comer mais, como frutas e legumes, ou menos, como as gorduras e sal.

Mas os dados do Inquérito Nacional de Dieta e Nutrição, publicado em 2003, mostra que os adultos do Reino Unido comem muitos alimentos saturados de açúcar, gorduras e sal, não ingerem fibra alimentar suficiente e, em média, a sua ingestão de frutas e vegetais é menor do que três porções diárias.

O número crescente de pessoas que estão a tornar-se obesas também nos diz que, por várias razões, este conhecimento sobre a dieta não se traduz em ações positivas para conseguir uma dieta saudável.

Algumas coberturas dos média sobre os hábitos alimentares saudáveis ​​levam a crer que uma dieta saudável é incrivelmente difícil de alcançar – ou é muito caras ou têm pouco sabor. Mas é possível, com pequenas alterações, tornar a sua dieta mais saudável e reduzir significativamente o risco de doenças sem que seja uma tarefa onerosa. Há muitas coisas que você pode fazer, mas aborde as mudanças uma de cada vez

Todos devemos comer uma variedade de alimentos para conseguir uma dieta saudável, mas alguns problemas de nutrição são mais específicos para homens e outros para mulheres.

Questões de nutrição para os homens

Embora ambos os sexos sintam a necessidade de manter um peso corporal saudável, os homens em particular, devem tomar cuidado com o excesso de peso. Nos homens, os quilos extra tendem a ser armazenados na barriga, às vezes referido como gordura abdominal, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes em maior número do que a gordura armazenada nos quadris e coxas, que é mais típico das mulheres.

O risco de obesidade abdominal é ainda maior para os homens de origem afro-caribenha e de origem asiática.

Câncer de Próstata

Uma recente revisão dos fatores de risco para o câncer, descobriu que os alimentos contendo licopeno podem ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata em homens. Os tomates são uma rica fonte de licopeno, mas no momento não é claro se existem outros compostos presentes no tomate – e outros alimentos – que poderiam estar atuando em conjunto com o licopeno para conseguir esse efeito protetor contra o câncer,

Então, ao invés de focar a sua atenção em só comer tomate, tente aumentar o consumo total de todos os frutos e produtos hortícolas.

Questões de nutrição para as mulheres

As exigências físicas da gravidez e amamentação criam exigências nutricionais extra às mulheres.

As mulheres também estão em maior risco de desenvolverem a anemia por deficiência de ferro do que os homens.

Assim como a dieta pode aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e menopausa também é um foco de muito interesse entre os cientistas. Suplementos de ácido linolênico, vitamina D e cálcio têm sido relatados para aliviar os sintomas da TPM, e as dietas ricas em soja também podem ser benéficas.

Suplementos nutricionais

Os adultos saudáveis, ​​escolhendo vários produtos de cada um dos grupos de alimentos, não devem precisar de um suplemento vitamínico e mineral. Os estudos não mostraram nenhum benefício específico em tomar vitaminas e suplementos minerais, tendo, em alguns casos aumentado os riscos de saúde.

Mas a pesquisa mostra que as pessoas que comem pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia têm taxas muito mais baixas de doenças coronárias e câncer.

Não são apenas as vitaminas antioxidantes que protegem a nossa saúde – frutas e legumes também contêm toda uma variedade de outras substâncias naturais e bioativas conhecidas como fitoquímicos. Tomar apenas suplementos de vitaminas e minerais não substitui os efeitos de combate de doenças produzidos pelos alimentos reais.

Pontos-chave

  • Uma boa nutrição é essencial para proteger a saúde a curto e a longo prazo contra as doenças crónicas.
  • Para obter o seu equilíbrio nutricional certo, deve comer dos principais grupos alimentares todos os dias.
  • Não ultrapasse os limites seguros de álcool: as mulheres não devem ultrapassar duas a três unidades por dia, e os homens não mais de 4, e todos devem ter alguns dias livres de álcool a cada semana.
  • Seja ativo e mantenha um peso saudável.

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