Osteoporose tem cura ?

No Brasil e em Portugal, um em cada cinco homens e uma em cada duas mulheres acima dos 50 anos vai quebrar um osso devido à osteoporose, e as condições também podem levar à incapacidade severa e até morte precoce. Mas existem medidas preventivas que você pode tomar.

BonesO que é osteoporose?

A osteoporose significa “ossos porosos”. A textura dentro de nossos ossos é como o favo de mel, e ao longo dos anos os buracos no favo de mel tornam-se maiores à medida que perdem mineral ósseo. Esta condição é a chamada osteoporose, e enfraquece os ossos e os torna mais vulneráveis ​​à quebra.

Geralmente a osteoporose é chamada de “doença silenciosa”, como ela pode passar despercebida até que alguém tem um osso quebrado, como resultado de uma queda ou acidente. Pulsos partidos, quadris e vértebras são fraturas comuns, como resultado da osteoporose.

O que provoca a osteoporose?

Muitas vezes pensamos de ossos como sendo “estáticos”, mas estamos constantemente fazendo novos ossos e quebrando os velhos. Existem dois tipos de células que ajudam neste processo. Durante a infância e até os nossos 20 anos, as células de construção dominam sobre as células de destruição. Após a idade de cerca de 30, as células de “construção” trabalham mais lentamente e com a idade de cerca de 40, as células a destruição dominam. Isso significa que perdemos mineral ósseo mais rapidamente do que o conseguimos substituir, e o resultado final é a osteoporose.

Quem está em risco de osteoporose?

Seus genes desempenham um papel importante na saúde óssea, e quem tem uma história familiar de osteoporose, tem um risco maior. Outros fatores de risco incluem:

  • Menopausa precoce ou histerectomia
  • Tomando corticosteróides (esteróides) para condições como artrite, asma ou doença inflamatória intestinal
  • Doença e incapacidade de se mover muito
  • Condições que afetam a absorção dos alimentos, tais como a doença celíaca
  • Consumo excessivo de álcool
  • Fumar

Como minimizar o risco de osteoporose

Há muitas maneiras de ajudar os nossos corpos a construir ossos fortes e saudáveis, especialmente durante a infância e adolescência. Após os 30 anos de idade, é difícil aumentar a massa óssea, mas proteger os seus ossos pode começar em qualquer idade.

Aqui estão algumas maneiras de construir e manter os ossos saudáveis:

  • Seja ativo – regular o seu peso pode ajudar a manter a força óssea e reduzir a taxa de perda de mineral do osso. Atividades como caminhar, subir escadas ou correr são bons exemplos de exercícios. sessões curtas de atividade de alto impacto, como saltar para cima e para baixo, são úteis para a construção de ossos quando você é jovem.
  • Aumente a ingestão de cálcio – o cálcio é importante para ossos saudáveis, e um esqueleto adulto contém cerca de 1.200 g de cálcio. Muitos alimentos contêm cálcio, a fonte mais rica é encontrada em produtos lácteos. Apontar para o consumo de cerca de três porções destes por dia para atender às suas necessidades de cálcio, tais como um copo de leite, um pequeno pedaço de queijo e um pote de 150g de iogurte.
  • Banhe-se em vitamina D – a vitamina D ajuda o nosso corpo a absorver cálcio do sistema digestivo. A maior parte da vitamina D que precisamos vem expondo nossa pele ao sol. Também é encontrada em peixes oleosos e margarinas enriquecidas. Alguns grupos – como os idosos, aqueles que não são capazes de passar tempo fora ao ar livre – podem precisar de um suplemento diário (10 microgramas) de vitamina D. Fale com seu médico se você acha que poderá precisar de um suplemento.
  • Escolha fruta e produtos hortícolas – frutas e legumes (em especial vegetais de folhas verdes), contêm vitamina K, que têm um papel importante na construção de ossos saudáveis. Frutas e legumes também tornam o corpo menos ácido, o que ajuda a manter o cálcio nos ossos.
  • Cuidado com a ingestão de certos alimentos – alimentos de proteína animal, sal, refrigerantes, álcool e cafeína podem contribuir para a falta de minerais dos ossos
  • Mantenha um peso saudável – um corpo com baixo peso pode afetar a saúde óssea e aumentar o risco de osteoporose. As pessoas mais pesadas tendem a ter uma massa óssea maior.
  • Fumar – fumar impede a construção de células de ossos pelo corpo

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